Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Acessos: 167

Nesta seção são apresentadas as principais diretrizes do Plano de Logística Sustentável da Universidade Federal do Pará.

 

A busca pela racionalização e controle do gasto público permeia todas as etapas do planejamen­to da UFPA. Por sua complexidade administrativa, a UFPA tem adotado práticas de gestão que valo­rizam o desenvolvimento dos servidores, a melho­ria dos processos de trabalho, a consolidação do princípio da economicidade e a responsabilidade socioambiental.

O PLS da UFPA é um compromisso institucional com práticas de racionalização dos gastos públicos que promovem maior transparência e efetividade no uso dos recursos disponíveis ao tempo em que de­senvolve ações de promoção da consciência am­biental da comunidade acadêmica.

Por se tratar de um documento Institucional, o Plano está situado em grupo das legislações que regula­mentam o uso racional dos recursos naturais, bem como o gerenciamento de resíduos e rejeitos, o es­tímulo à práticas de sustentabilidade a Política Na­cional de Meio Ambiente (Lei 6.938/1981), a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010); a Po­lítica Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997); a Coleta Seletiva Solidária (Decreto 5.940/2006); a Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P (MMA, Portaria nº 510/2002); Licitações sustentáveis (Decreto nº 7.746/2012 e Lei 12.349/2010); ao Pro­grama de Eficiência do Gasto Público – PEG; ao Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel; Projeto Esplanada Sustentável – PES; a Instrução Normativa nº 1, de 19 de janeiro de 2010, que trata dos critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Fede­ral; e, por fim, especialmente a Instrução Normativa MPOG nº10 de 2012, que estabelece as regras para elaboração dos Planos de Logística Sustentável.

O Plano é resultado do compromisso de servidores de variados setores, que somaram conhecimentos para produzir um documento que sirva de instru­mento para implantação de práticas que reduzam os impactos ambientais nos espaços da instituição.

Um dos principais desafios do PLS é o de realizar ações que contribuam para redução de gastos com energia elétrica, papel, toner, cartuchos, copos descartáveis. Com energia elétrica, por exemplo, a UFPA tem o gasto mensal de aproximadamente 2 milhões de reais. A efetivação dessas ações é um compromisso coletivo, que envolve discentes, docentes, técnicos, colaboradores de todos os setores da UFPA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página