Sustentabilidade Hídrica

Itec disponibiliza sistema de captação da água da chuva

Objetivo da ação é alcançar a sustentabilidade hídrica na Universidade

Promover atitudes de responsabilidade social e ambiental é uma das preocupações do Espaço Itec Cidadão, gerenciado pelo Instituto de Tecnologia (Itec) da Universidade Federal do Pará. Por isso, em 31 de fevereiro de 2014, foi inaugurado o Projeto de Captação de Água das Chuvas, desenvolvido por estudantes do Itec. Trata-se de uma realização colaborativa entre a Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental, que disponibilizou os estudantes pesquisadores; a Faculdade de Engenharia Mecânica, que doou o reservatório de cinco mil litros; e a Prefeitura da UFPA, que executou o serviço. O sistema de aproveitamento de água da chuva é composto por calhas, grelhas, condutor horizontal, condutor vertical e reservatório.

Utilização do recurso natural - Segundo a coordenadora do Espaço Itec Cidadão, Gina Calzavara, a água captada será utilizada na manutenção da área, para regar as plantas do jardim, do bosque, do pomar e para a limpeza do ambiente. “A água da chuva vai servir para muitas atividades desenvolvidas dentro do Espaço. Por exemplo, irrigar as plantas, pois recebemos muitas visitas e costumamos mobilizar essas pessoas para que contribuam com alguma pequena ação nos bosques, e molhar as plantas é uma delas, então, passaremos a ter essa água disponível nos minirregadores”, explica a diretora.

“Outro exemplo é o apoio para as oficinas de arranjos florais, nas quais usamos potes de vidro de maionese, então, poderemos usar a água captada no projeto para lavar esses potes e também os outros materiais, como as flores e as bases dos arranjos florais. A água vai, também, servir para lavar os materiais usados pelos participantes nas ações da Universidade da Terceira Idade (Uniterci), que realiza atividades no Itec Cidadão. Além disso, eventualmente, falta água nos bosque, então, teremos essa caixa d’água, como uma reserva emergencial.”

Sustentabilidade x desperdício - O projeto objetiva alcançar a sustentabilidade hídrica promovendo a conservação da água na Universidade e, ainda, conscientizar a população quanto à existência de medidas que podem minimizar os impactos ambientais resultantes do desperdício de água e energia. “A gente espera que esse projeto sirva de modelo para todas as áreas de conhecimento, e a ideia de sustentabilidade seja incorporada tanto na UFPA quanto na sociedade”, diz o estudante de pós-graduação Gabriel Hiromite Yoshino,que aprimorou o projeto.

De acordo com a professora Maria Emília Tostes,"a iniciativa vai servir não apenas para os estudantes de Engenharia Sanitária e Ambiental, mas para outras engenharias que tenham atividades vinculadas à captação de água da chuva. Além de ser um bom laboratório de aproveitamento de água da chuva numa região como a nossa, que tem muita chuva e muitas árvores, é também um pequeno exemplo do que fazem os engenheiros sanitaristas e ambientais com responsabilidade ambiental."

Calouros – A inauguração do projeto é uma boa oportunidade para que os novos estudantes da UFPA – e também os veteranos – possam conhecer o Espaço Itec Cidadão, que é um dos mais aprazíveis do campus da UFPA. A área compreende os Bosques Camilo Viana e Benito Calzavara, entre o Campus Básico e o Profissional da Universidade, no bairro Guamá, em Belém.

O Espaço - Inaugurado em 2011, o Itec Cidadão permite a realização de múltiplas atividades, como oficinas, palestras, reuniões, entre outras práticas extensionistas destinadas à sensibilização ambiental e à responsabilidade social. As atividades realizadas no Espaço proporcionam o exercício da mente, do físico e do emocional, além do lado social e ambiental.

Além dos Bosques Camilo Viana e Benito Calzavara, o Espaço conta com pomar e jardins, e disponibiliza, também, acesso gratuito à internet sem fio, por meio de banda larga wireless.

Texto: Julize Garcia e Rayra Janau / Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Laís Teixeira