Ir direto para menu de acessibilidade.
Semana do Meio Ambiente

Campus de Ananindeua promove Semana do Meio Ambiente

Evento debate a importância da Coleta Seletiva Solidária

Há cinco décadas, a ONU instituiu a Semana Mundial do Meio Ambiente, e com a justificativa de integrar a comunidade acadêmica e a sociedade, por meio da conscientização e prática, nas ações ambientais locais, o Campus de Ananindeua promove nos dias 2 e 5 de junho o evento Lixo: Reciclável: Uma Coleta Para Integração entre UFPA e a Comunidade.

Importância – O meio ambiente engloba todas as coisas vivas e não vivas existentes na Terra, para garantir a manutenção ambiental se criou um conjunto de leis e normas que estão relacionadas ao desenvolvimento econômico sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro, garantindo a vida em todas as formas possíveis. Essas ações foram denominadas de “sustentabilidade”.

Objetivos – O ambientalismo pode ser entendido como um movimento político, filosófico e social que busca criar ações para proteção da natureza e o ambiente natural. Dessa forma se estabelece diversos objetivos dentro da ideologia.

Dentro desses propósitos estão: a redução da poluição e limpeza, para alcançar a poluição zero; redução do consumo de combustíveis não-renováveis; desenvolvimento de fontes alternativas de energias, que são renováveis ou não poluentes; proteção de ecossistemas; preservação de espécies ameaçadas de extinção; estabelecimento de reservas naturais para proteção da biodiversidade e de ecossistemas dos quais a vida em nosso planeta depende; conscientização para um consumo sustentável e; tratamento adequado de resíduos, por meio de reciclagem ou reaproveitamento.

Os desafios são cada vez maiores, já que o consumo desenfreado e impensado cresce a cada dia, o consumo de energia, a liberação de dióxido de carbono e outros gases poluentes na atmosfera e a contaminação dos nossos recursos hídricos, são motivos de constantes preocupações.

Programação e público-alvo – A programação conterá uma série de atividades como: gincanas de coleta de material reciclável; mesa-redonda para discutir a ciências e práticas ambientais; mesa-redonda para discutir a perspectiva ambiental e o diálogo com a sociedade, uma conferência com a professora Drª. Marilena Loureiro, entre outros.

O evento é destinado a professores, técnicos e estudantes do Campus Ananindeua, assim como habitantes das comunidades adjacentes ao campus, além de órgãos e instituições de interesse. Também será servido lanche – a contribuição ficará distribuída dessa forma: R$ 2 para alunos; R$ 7 para técnicos e professores.

Semana Mundial do Meio Ambiente – Desde 1972 a ONU instituiu os dias 30 de maio a 5 de junho, como a Semana do Meio Ambiente. No Brasil, esse período tem como finalidade o apoio à participação da comunidade brasileira na preservação natural do país.

A semana mundial do meio ambiente busca alertar para a necessidade da preservação ambiental. A ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu metas globais sobre questões ambientais, possibilitando a cada indivíduo a percepção de sua responsabilidade tornando-se um agente de mudança, apoiando formas de desenvolvimento justo e sustentável.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Divulgação