Educação Ambiental

UFPA sedia III Encontro Paraense em Educação Ambiental

Publicado: Domingo, 17 de Maio de 2015, 17h37 | Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2017, 13h35 | Acessos: 346

Fortalecimento da Educação Ambiental no Pará

Com o objetivo de pensar a Educação Ambiental (EA) no contexto local e nacional, será realizado o III Encontro Paraense de Educação Ambiental. O EPAEA, na sua terceira edição, pretende integrar, interagir e fortalecer a EA e os educadores ambientais do Estado do Pará, além de ser um espaço de reflexão crítica, compartilhamento da produção teórica e de interação entre práticas. O evento ocorre nesta quinta-feira, 1° de junho, no Auditório José Vicente Miranda Filho, do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará.

O III EPAEA tem como objetivos específicos discutir a Política Estadual de Educação Ambiental e ser um espaço de avaliação do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA). Para a professora doutora Maria Ludetana Araújo, pesquisadora do GEAM e idealizadora do evento, “pensar a Política Estadual de Educação Ambiental e o ProNEA é importante porque vamos dialogar sobre a situação atual, considerando os modelos, os paradigmas, as necessidades e, principalmente, as particularidades da região.”

Programação – Pela manhã, às 9 horas, ocorre a mesa de abertura “A Política Estadual de Educação Ambiental e sua Perspectiva para o Desenvolvimento Regional”, com a presença do reitor da UFPA, Emanuel Zagury Tourinho; Márcio Miranda, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará; Luiz Fernandes Rocha, secretário de Estado do Meio Ambiente e da Sustentabilidade; Ana Claudia Hage, secretária de Estado da Educação; Suely Menezes, presidente do Conselho Estadual de Educação; representantes do Ministério Público Estadual e da Ordem dos Advogados do Brasil.

Às 14 horas, inicia-se a mesa “Conceito e prática da Educação Ambiental como um campo de saber-fazer”, em diferentes contextos, como: na unidade de conservação, no órgão institucional, na escola, no município, na comunidade e na empresa. Participam desta mesa Marilena Loureiro, coordenadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM/UFPA); Emlly Nicole, da Secretaria de Educação do Estado do Pará; Maria Ludetana, pesquisadora do GEAM e coordenadora do Parfor Pedagogia; Rejane Costa dos Reis, professora da Secretaria Municipal de Educação de Belém; Fidelis Paixão, pesquisador associado do Trópico em Movimento e membro da Rede Paraense de Educação Ambiental.

Para Fidelis Paixão, o encontro “será um momento de rearticulação dos educadores ambientais paraenses, de preparação para o Fórum Brasileiro de EA - que ocorrerá em setembro, em Balneário Camboriú (Santa Catarina)- e também uma oportunidade para refletirmos sobre a educação ambiental como um campo de saber-fazer e de articulação entre a ética, a cultura e o meio ambiente.”

A conferência de encerramento será ministrada pelo professor doutor Frederico Loureiro, às 16 horas, com o tema “A Educação Ambiental como campo de articulação da ética, da ciência e da cultura”. Frederico Loureiro é bacharel em Ecologia e doutor em Serviço Social pela UFRJ. Atualmente, é professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (Eicos), ambos da UFRJ.

A Rede PAEA - Criada em 1999, a Rede Paraense de Educação Ambiental (Rede PAEA) é fruto do esforço dos educadores ambientais do Estado do Pará para promoverem a interação, a reflexão e o fortalecimento da educação ambiental em sua dimensão teórico-prática no território paraense.

A Rede PAEA tem como missão promover a integração e conectividade entre os educadores ambientais e as instituições que atuam no Estado do Pará, fortalecendo e dinamizando a educação ambiental por meio de políticas públicas e programas que a consolidem como campo de produção do conhecimento crítico e da ação como prática transformadora.

Texto: Lucila Vilar