UFPA e Fadesp discutem melhorias no gerenciamento de projetos

imagem sem descrição.

Com o propósito de estabelecer uma nova sistemática de fiscalização, controle e aplicação regular de recursos oriundos de projetos da Universidade Federal do Pará, a Pró-Reitoria de Administração (Proad), promoveu nesta quarta-feira, 9 de agosto, a primeira reunião de trabalho com representantes da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e da Procuradoria Geral da UFPA. A discussão sobre melhorias no gerenciamento de projetos e nas interações entre os órgãos envolvidos busca aprimorar a relação existente com sua fundação de apoio e atender às recomendações da Controladoria Geral da União (CGU) e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade.

Segundo o pró-reitor de Administração (Proad), João Caubi Junior, esse foi o primeiro passo para definir as mudanças necessárias ao gerenciamento dos projetos da Universidade. “Nesta reunião, fizemos uma avaliação de como tem sido a relação entre UFPA e Fadesp no que diz respeito aos contratos e convênios celebrados, aos resultados dos projetos desenvolvidos e aos objetivos institucionais que são atingidos a partir da parceria que existe com a Fundação de Apoio”, disse.

Dentre as recomendações apontadas pela CGU, destaca-se a necessidade de melhoria dos controles internos e das prestações de contas dos contratos celebrados entre as partes.

O presidente da Fadesp, Fernando Artur Neves, falou que a entidade passa por um processo de reestruturação administrativa para acompanhar as novas demandas da Universidade. “Nós estamos implantando, dentro de mais quatro meses, um sistema de informação mais eficiente, comportando toda a base de dados de informações, com relatórios gerenciais com capacidade de oferecer esse acompanhamento”, garantiu.

Fernando Artur ressaltou, ainda, que a Fundação está à disposição para acolher as diretrizes que a Universidade vai apontando em relação ao mecanismo de controle do uso de recursos públicos. “Nós estamos discutindo quais são as resoluções e instruções normativas que deverão nortear essas ações, considerando sobretudo um novo modelo de contrato que será celebrado entre a UFPA e a Fadesp para cada um dos projetos.”

Outros aspectos envolvendo prestação de contas, como periodicidade, e o formato que organiza as relações de contrato entre Universidade, Governo do Estado e Fundação, a chamada relação Tripartite, serão os assuntos da próxima reunião entre Proad, Fadesp e Procuradoria Geral da UFPA, marcada para o dia 23 de agosto, no prédio da Pró-reitoria de Administração.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes