Energia Elétrica

Proad debate gestão de contratos de energia elétrica

Mudanças no contrato de energia resultaram em maior economia para UFPA.

A busca por melhores formas de gerenciamento de recursos energéticos e práticas inovadoras de sustentabilidade são importantes desafios indicados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPA- 2016/2025. A sustentabilidade depende de ações integradas, inovadoras que congreguem diversos agentes multiplicadores. Levando em conta essas premissas, a Pró-Reitoria de Administração (Proad) da UFPA promoveu, na última quinta-feira, 27 de abril de 2017, uma reunião para discutir a gestão dos contratos de fornecimento de energia elétrica na UFPA.

A reunião contou com a participação do pró-reitor de Administração (Proad), João Cauby de Almeida Júnior; o diretor de Contratos e Convênios da Proad, professor Mauro Veloso; o representante da Companhia Elétrica do Pará (Celpa), Juraci Vilhena; o prefeito do Campus Universitário, professor Eliomar Azevedo, juntamente com o engenheiro elétrico Nilton Catunda; e representantes do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Ceamazon), professor doutora Maria Emília Tostes e os engenheiros Rogério Silva e Suzane Aquino.

Durante a reunião, discutiram-se as mudanças já efetivadas no Contrato de fornecimento de energia da UFPA, que já resultaram em maior economia para esta instituição de ensino, como a adequação das faixas de consumo às efetivas necessidades da Universidade, bem como a possibilidade de compra direta desse recurso no mercado livre de energia. Um workshop, conjunto entre UFPA, Celpa e outras instituições que desejem debater o assunto, será realizado no mês de junho deste ano, para se discutir a viabilidade de utilização desse novo mercado.

Além desse assunto, foram debatidas algumas propostas de eficiência energética, em conformidade com os editais da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), na expectativa de já contemplar algumas unidades da UFPA, entre as quais a Biblioteca Central e o ITEC. Campanhas de conscientização do consumo de energia elétrica dentro da UFPA, visando à redução das despesas de energia, serão também implementadas.

Essa redução de despesa é de suma importância para a UFPA, principalmente em razão da conjuntura nacional. Além dos benefícios referentes à redução do consumo de energia elétrica, existe a preocupação com o meio ambiente. A participação de toda comunidade faz-se extremamente necessária nesse projeto, o qual iniciará com campanhas educacionais relativas ao consumo de energia elétrica.

Segundo o pró-reitor de Administração da UFPA, João Cauby de Almeida Junior, “a UFPA pretende começar uma campanha de consumo racional e eficiente de energia elétrica, envolvendo as suas diversas unidades e os inúmeros atores que podem participar desse processo: discentes, técnicos, colaboradores docentes e dirigentes, todos que estão envolvidos nesse processo e que passarão a buscar maior economicidade e racionalidade no uso da energia elétrica.

“A comunidade precisa se conscientizar da necessidade da redução do consumo de energia elétrica, e a campanha de economia e uso eficiente desse recurso, assim como workshop, a ser realizado em parceria com a Celpa, contribuirão para que ocorra uma ampla discussão sobre as possibilidades existentes de redução do consumo, de novas formas e instrumentos de eficiência energética e de energia renovável”, aponta o pró-reitor de Administração.

Por sua vez, o professor Eliomar Azevedo, prefeito do Campus da UFPA, ainda ressalta o trabalho da administração superior e a importância de trabalhar em conjunto. “A prefeitura, na verdade, não só a prefeitura mas também a administração como um todo, tem buscado trabalhar de maneira articulada nessas situações. Entende que é uma ação que a comunidade acadêmica precisa abraçar conjuntamente. Cada um tendo uma tarefa nessa parcela. Nós, da prefeitura, lidamos com manutenções, com projetos de novas obras e reformas. Nós precisamos considerar todos esses aspectos do ponto de vista da eficiência energética nos nossos projetos e ações. Acho que essa é a parcela da Prefeitura.”

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Adolfo Lemos