Trote Solidário Sutentável

Trote Solidário e Sustentável 2017 bate recorde de arrecadação

A ação simboliza o compromisso e a responsabilidade socioambiental da UFPA.

O Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA”, ao longo dos seis anos de existência, vem cumprindo o objetivo de marcar o ingresso na vida universitária dos novos alunos com os princípios e valores presentes na missão da Universidade. Tem contribuído para fortalecer e consolidar a consciência social, ambiental e solidária nos calouros e contribuir para a construção de profissionais críticos, atuantes e cientes do seu papel na sociedade.

Recorde de arrecadação e participação – Neste ano, o trote bateu o recorde de arrecadação. Foram 1.668,39 Kg de papel, entre apostilas, cadernos, rascunhos e livros sem condições de reuso. E em seis anos de trote, já foram arrecadados 7.116,69 Kg de materiais recicláveis.

Incentivo à Leitura - Nesta sexta edição, os livros de literatura, motivacionais e religiosos e o material utilizado no ENEM, em bom estado de conservação, foram doados para o Projeto Arca da Leitura da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe).

Compromisso com o meio ambiente - Foram 109 alunos, de diferentes graduações, que tiveram a oportunidade de transformar esse simples gesto, em uma ação de cidadania. É a responsabilidade socioambiental dos alunos que estão ingressando na UFPA, marcando a sua chegada à maior universidade do Norte do Brasil.

Para a estreante, a graduanda em Pedagogia e bolsista da Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Prefeitura Multicampi Juliana Oliveira de Souza, “apesar de ter sido meu primeiro ano no trote, sinto-me como se já fizesse parte deste projeto, há anos. A dedicação e o esforço de cada integrante demonstram a grandeza dessa ação. Gratidão é a palavra que resume o que sinto.”

Já para a também bolsista da CMA, voluntária do trote desde a primeira edição e concluinte do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Samara Avelino de França, o recorde de arrecadação já era esperado, “pois, a cada edição, percebemos um envolvimento maior dos calouros e da comunidade, e nos alegramos muito com a quantidade de material arrecadado este ano. Somos gratos a todos que fazem o trote acontecer e se fortalecer a cada edição.”

Os números do trote também revelaram o crescente interesse dos alunos da graduação de Engenharia Sanitária e Ambiental em atuar como agentes ambientais voluntários, durante o evento. Os voluntários realizaram várias atividades com a temática ambiental no trote. Nesse período, 18 cursos foram visitados durante as orientações acadêmicas, e as áreas com maior participação nas doações de materiais foram Ciências Humanas e Ciências Exatas e da Terra.

Presença da administração superior – Este ano, o trote recebeu a visita do Reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, do Vice-Reitor, Gilmar Pereira da Silva, do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Rômulo Simões Angélica da Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), Raquel Trindade Borges e de representantes da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), Mauro Alves Magalhães e Elizeth Duarte Guimarães.

Durante a visita, o reitor parabenizou todos os envolvidos pela realização do trote. O evento passa, assim, a fazer parte de maneira definitiva, da programação oficial da Semana do Calouro da UFPA.

Colaboração - O Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” contou, nesta edição, com a colaboração da Proplan, da Proeg, CEBN, do Espaço ITEC Cidadão, da Cooperufpa e do Sindtifes.

O material arrecadado foi entregue, no último dia do trote, à Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (COOTPA), na pessoa de sua presidente, Noêmia Neres Pereira do Nascimento, e para o Projeto Arca da Leitura da - Susipe. Para Ana Lídia Maracahipe da Coordenação de Meio Ambiente da Prefeitura Multicampi, “essa é uma ação que simboliza o compromisso e a responsabilidade socioambiental da UFPA.”

Como acontecem em todos os anos, as atividades se encerrarão com uma confraternização entre a equipe organizadora e os voluntários, por meio da entrega de certificados de participação no trote.

Histórico - A ideia nasceu da constatação de que uma grande quantidade de papel é gerada durante o processo de preparação dos alunos para o vestibular. Sendo assim, por que não dar um destino útil a todo o material acumulado durante anos de estudos?

O título “O papel do Calouro da UFPA”, possui múltiplos sentidos que ajudam a chamar a atenção sobre o problema dos resíduos nos centros urbanos e a responsabilidade de cada cidadão. Um dos sentidos é o literal da palavra, ou seja, o ato de separar o papel que foi utilizado para a aprovação no vestibular. Os outros representam o compromisso com o meio ambiente, ao evitar que uma grande quantidade de papel fosse parar nos lixões; e o social, ao propiciar aos catadores um aumento de renda com a doação do material arrecadado.

Coleta Seletiva Solidária da UFPA
As doações continuarão após o período do Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA”. Nesse caso, o material poderá ser levado ao Depósito da Coleta Seletiva ou nos 30 Locais de Entrega Voluntária (LEV), que estarão distribuídos pela Cidade Universitária.
Mais informações: (91) 3201.7370 – 3201.8134 ou coletaseletiva@ufpa.br.

Texto e fotos Divulgação / Projeto