Copos descartáveis

Restaurante Universitário elimina uso de copo descartável

Mudanças de atitude diminuem impactos ao meio ambiente dentro da Cidade Universitária

Com o intuito de disseminar a consciência ambiental no Campus, desde julho de 2015, o Restaurante Universitário da UFPA vem diminuindo a distribuição de copos descartáveis durante as refeições. Em 1º de outubro de 2015, o RU completou 22 anos e, para comemorar a fase de mudanças e melhorias realizou o primeiro almoço sem a distribuição de nenhum copo descartável, incentivando os usuários a utilizarem seus próprios copos, suas garrafas ou canecas. O objetivo era eliminar o desperdício, uso e descarte incorreto desse material no meio ambiente.

A redução dos descartáveis terá grande impacto na preservação do meio ambiente, um compromisso que o Restaurante Universitário deverá cumprir nos próximos anos. Antes da iniciativa de conscientização, eram contabilizados seis mil copos plásticos descartáveis, colocados pelos funcionários sobre a bandeja dos usuários. Durante a campanha, o usuário que necessitasse de um copo deveria solicitá-lo ao atendente no momento antes de receber sua bandeja. Agora, não serão mais distribuídos copos nem a quem solicitar, para que, assim, todos possam colaborar com a preservação ambiental.

Repercussão – Entre os alunos que visitaram o Restaurante no dia sem copos, todos se mostraram conscientes com a mudança e, para a maioria, não foi nenhuma surpresa retirarem completamente a distribuição, o que mostra que a campanha surtiu efeito positivo. Para Laira Souza, estudante do curso de Fisioterapia, o dia sem copos foi mais um dia normal, pois ela sempre usou uma garrafinha. “Eu acho muito importante a iniciativa de usar garrafinha porque usar copo é tão prejudicial... muitas pessoas almoçam aqui diariamente e gastar tantos copos é muito ruim para o ambiente. Eu estou muito feliz por essa iniciativa”

Ana Paula Amorim, estudante do curso de Enfermagem, ressaltou: “o fato de estar preservando o meio ambiente foi o que mais me chamou atenção para me conscientizar. Sempre tive o hábito de andar com a garrafinha. Não tenho a noção do quanto de copos que são gastos, mas sempre vi o lixo cheio, o que não é bom”. O aluno de Biomedicina Daniel José afirmou que a iniciativa é boa, “Preservar o meio ambiente e cortar muito os gastos que se têm na Universidade veio numa boa hora, principalmente pelo momento de crise pelo qual estamos passando”, explicou.

Já Ynaê Pedreira, do curso de Fisioterapia, disse que, na sua faculdade, todos já usam suas próprias garrafinhas, “Eu acho importante principalmente porque o copo plástico demora muito tempo para se decompor na natureza. A maioria dos meus amigos concorda com essa iniciativa, porque todos somos unânimes em zelar pelo que é nosso. A Universidade é nossa, então, a gente tem que fazer o máximo para manter ela limpa”.

Dano ao meio ambiente - Um copo plástico descartável pode levar até 450 anos para se decompor na natureza e, atualmente, este tipo de copo é o resíduo sólido urbano menos reciclado, por conta do baixo valor pago pelo kg do copo plástico pelas empresas e cooperativas, valor que fica entre R$0,20 e R$1,00. Por ser leve, faz-se necessária uma quantidade muito grande, que também faz o volume ser maior, diminuindo o interesse de muitos trabalhadores sobre esse tipo de material.

Texto: Brenda Maciel – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes