Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Coleta Seletiva

Coleta Seletiva Solidária incentiva a prática sustentável na UFPA

Acessos: 1539

Ações socioambientais contribuem para consolidação da Coleta Seletiva na UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) vem, ao longo dos anos, levantando a necessidade de encontrar caminhos próprios, de acordo com sua realidade, para trabalhar as questões ambientais relacionadas ao seu espaço físico. A quarta reportagem do UFPA em Série-Sustentabilidade mostra que as Prefeituras Universitárias, de uma maneira geral, já vêm criando novos modelos de gestão em busca de adequarem-se às realidades das demandas atuais, visando à sustentabilidade das universidades. Foi assim que sugiram os setores de Meio Ambiente com o objetivo de minimizar os impactos ambientais causados por atividades degradantes. Saiba como se deu esse processo na UFPA.

No caminho em direção a uma universidade sustentável, a Prefeitura da UFPA propôs mudanças no seu atual modelo de gestão a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), entre as quais, a criação, em 2003, de uma Divisão Ambiental Experimental, hoje, Coordenadoria de Meio Ambiente. Tal divisão foi criada em substituição ao antigo Departamento de Manutenção (DEMA) para dar continuidade aos serviços de manutenção, conservação, limpeza, antes atribuídos ao antigo setor, e as demais questões relacionadas ao meio ambiente na Instituição. Sua tarefa inicial foi atualizar os resultados encontrados de um estudo de caracterização dos resíduos sólidos da UFPA, em 1996, realizado pelo Laboratório de Hidráulica e Sanitária do antigo Centro Tecnológico (CT), hoje Instituto de Tecnologia (ITEC).

A Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Prefeitura da UFPA foi, a partir daí, ampliando as percepções e, por conseguinte, seu campo de atuação, voltando-se, inicialmente, para a aplicação de modelos praticados em outras prefeituras universitárias e para a implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério de Meio Ambiente, e em especial para com a questão da destinação adequada dos resíduos recicláveis gerados na Instituição. Porém, com um incidente ocorrido em 2005, provocado por um princípio de incêndio em um laboratório, começou a tomar mais cuidado, também, para a questão dos resíduos perigosos, como substâncias químicas, contaminantes e hospitalares. Foi, então, criada a Comissão de Gerenciamento de Resíduos da UFPA (Corege).

Paralelamente aos trabalhos da Corege, a questão da destinação dos resíduos recicláveis também foi tendo igual importância. Para tanto, foi realizada, em agosto de 2006, a primeira reunião com a participação de vários setores da Universidade, com o objetivo principal de buscar estratégias para solucionar os problemas, com a entrada de catadores na cidade universitária. A partir daí, começou a implantação da Coleta Seletiva da UFPA, primeiramente com o foco no papel e papelão. Esse trabalho inicial, por meio da coleta e pesagem do papel e papelão, ajudou a realizar um levantamento quantitativo e qualitativo dos materiais para sistematizar a operacionalização que se tem hoje.

Implantação da Coleta - A partir de janeiro de 2007, esse trabalho foi sendo adequado ao Decreto Nº 5.940/2006, que institui a implantação da Coleta Seletiva Solidária na UFPA, com destinação dos materiais recicláveis gerados às cooperativas de catadores. Seguindo as orientações do referido decreto, foi formada a Comissão da Coleta Seletiva Solidária da UFPA (CCSS), em uma palestra para a sensibilização da comunidade universitária, chamada de Reunião Ampliada, em abril do mesmo ano.

A reunião contou com a presença de 19 representantes de vários setores da Instituição. Foi com base na formação dessa comissão que foi dado o início na elaboração de um plano de ações que teve como principais atribuições implantar e supervisionar a separação dos materiais recicláveis na fonte geradora e também a sua destinação para as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Hoje, CMA e CCSS realizam atividades de forma integrada, baseadas em um Plano de Ações Socioambientais, apresentado na Prefeitura, em 2013. As atividades sempre buscam estratégias em consonância com a legislação ambiental vigente. O plano foi elaborado para dar suporte à realização de ações que visam incentivar a redução dos efeitos negativos provocados pelas inúmeras atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão na UFPA. Nessa direção, lançou, durante a Semana do Meio Ambiente, do mesmo ano, o Serviço de Orientação Socioambiental (SOS). O SOS é uma campanha permanente para a separação do papel nas unidades acadêmicas e administrativas da UFPA.

Ações ambientais permanentes - A estrutura do Plano de Ações Socioambientais segue 4 atividades: o Trote Solidário e Sustentável “O papel do Calouro da UFPA”, realizado na Semana do Calouro; atividades diversas na Semana do Meio Ambiente; a Semana do Servidor, com parte da programação voltada para a sustentabilidade; e o Natal Solidário, que arrecada presentes e cestas básicas aos filhos e às filhas de catadores.

Catadores - Entre tantas atividades que incentivam a prática da sustentabilidade na Universidade, esteve o projeto aprovado pelo Ministério da Educação em 2014, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o qual trabalhou com mulheres catadoras que integram as três cooperativas atendidas pela UFPA (COOTPAS, Concaves e ACCSB). O projeto possibilitava o acesso aos conhecimentos básicos de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho que elas desenvolvem e ainda esclarecia sobre medidas de higiene individual, relações de gênero, direitos trabalhistas, direitos previdenciários, além de permitir ambientes de reflexão sobre a importância do profissional catador. O projeto realizou, também, oficinas de reciclagem para melhorar a renda das integrantes dessas associações e cooperativas.

Ao longo dos anos, a UFPA busca se tornar um local privilegiado para se estudar e discutir o relacionamento do homem com os valores que estão na essência do pensamento ecológico: solidariedade, saúde, ética, compromisso com o bem-estar do outro e preocupação com o destino da humanidade ao reafirmar com a sociedade a sua incorporação, cada vez mais decisiva, das questões ambientais no planejamento e na execução de suas atividades.

Texto: Brenda Maciel – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Laís Teixeira, Alexandre Moraes, Divulgação

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página