Volume e Peso dos Resíduos

Pesquisa aponta volume e peso de resíduos recicláveis gerados por ano na UFPA

Quantidade de resíduos sólidos recicláveis gerados  na UFPA é tema de pesquisa

Buscando a sustentabilidade como uma meta a ser alcançada pela Administração Pública, a Universidade Federal do Pará (UFPA) vem executando ações voltadas à gestão ambiental por meio da Prefeitura da UFPA. Tais ações visam dar suporte à infraestrutura da Cidade Universitária e, muitas delas, são fundamentadas em resultados de projetos de pesquisa tanto da graduação quanto da pós-graduação. Um desses estudos é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Resíduos Sólidos Recicláveis: volume gerado nos Locais de Entrega Voluntária (LEV) da Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto – UFPA", desenvolvido por alunas do curso de Engenharia Sanitária Ambiental. Leia a seguir.

O planejamento das ações e dos projetos desenvolvidos na UFPA, no âmbito da sustentabilidade, vem seguindo determinações estabelecidas em documentos, entre os quais, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPA, a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e, mais recentemente, o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), do Ministério de Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG). O PLS é uma ferramenta de planejamento que permite aos órgãos ou entidades estabelecerem práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública.

A Coleta Seletiva é um dos sete temas do PLS e passa pela destinação adequada de resíduos sólidos na Universidade Federal do Pará. No entanto, segundo a técnica da Coordenadoria de Meio Ambiente da Diretoria de Infraestrutura da Prefeitura da UFPA Lúcia Almeida, “requer um esforço conjunto para a construção de um novo modelo de cultura institucional visando à inserção de critérios de sustentabilidade nas atividades da Administração Pública.”

Enfatiza a técnica que a “sustentabilidade que se quer implantar por meio deste plano é um desafio de gestão, pois existem diversos gargalos e entraves em destinar uma gama de resíduos dos mais diversos tipos”. Lúcia pontua, ainda, a importância da realização de trabalhos acadêmicos para materializar projetos de pesquisa que dão suporte à gestão ambiental e, em especial, aos resíduos.

Trabalho Acadêmico – Dentro desse tema, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Resíduos Sólidos Recicláveis: volume gerado nos Locais de Entrega Voluntária (LEV) da Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto – UFPA”, das alunas Cássila Simão e Glícia Melo, concluintes do curso de Engenharia Sanitária Ambiental, propôs-se a determinar o volume e peso dos materiais recicláveis gerados no Campus Guamá.

O trabalho foi originado com base em um diagnóstico de problemas detectados pela Comissão da Coleta Coletiva Solidária da UFPA, em 2013. Além do volume, o trabalho determinou características físicas, como gravimetria e o peso específico dos materiais encontrados, além de estimar o peso anual de resíduos recicláveis destinados às cooperativas vinculadas à UFPA. As estudantes aplicaram uma metodologia que caracterizou a área de estudo, identificou e mapeou os Locais de Entrega Voluntária (LEV) e mediu, volumetricamente, os resíduos recicláveis acondicionados no caminhão baú da Coleta Seletiva Solidária (CSS), chegando ao volume e peso anual estimado em 1.118,64 m³ e 68.350,88 kg.

Triagem - O resultado mostra que, mesmo com uma quantidade bastante relevante de material coletado, a quantidade de LEV existente na Cidade Universitária é suficiente para atender a demanda. No entanto foi verificado que não há o cuidado no acondicionamento de resíduos em local adequado. Dessa forma, seria preciso a construção de um galpão de triagem para os materiais recicláveis, que atualmente ficam depositados no interior do caminhão baú da Coleta Seletiva Solidária.

Ainda de acordo com a pesquisa, esse galpão também ajudaria a melhorar a qualidade dos materiais recicláveis, já que os usuários ainda não separam estes de forma correta, colocando-os em qualquer coletor. Foi avaliada, também, a necessidade da aquisição de uma balança adequada para as finalidades da coleta, haja vista que o equipamento hoje disponível não atende eficientemente ao processo de quantificação da carga de resíduos gerados, em razão da sua baixa capacidade de pesagem (apenas 150kg).

Universidade Sustentável - Segundo Lúcia Almeida, a pesquisa faz-se importante, principalmente, porque alertou a falta de uma estrutura mínima para uma coleta eficaz e, a partir disso, poderão ser tomadas as providências necessárias. “A Coleta Seletiva Solidária da UFPA é uma política que precisa ser realmente institucionalizada, ampliada e fortalecida em todos os setores que compõem a Cidade Universitária e os campi do interior. Com os dados gerados na pesquisa, é possível visualizar, em um futuro próximo, uma operacionalização mais eficiente, proporcionando, assim, maior qualidade dos materiais destinados às cooperativas. Beneficia na medida em que aponta propostas para soluções dos principais problemas apontados, levando a UFPA ao patamar de uma Universidade Sustentável”, destaca Lúcia.

De acordo com o Decreto nº 5.940/06, as Universidades Públicas Federais devem promover a responsabilidade socioambiental implantando coleta seletiva solidária para trabalhar a reciclagem e a inclusão produtiva e social dos catadores participantes do projeto. E para a UFPA, os dados retirados da pesquisa feita pelas estudantes ajudam a Prefeitura da Cidade Universitária a implantar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos cada vez mais adequado e eficaz, além de criar programas de educação ambiental futuros dentro da Instituição.

Texto: Brenda Maciel – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes e divulgação/ pesquisa