Ir direto para menu de acessibilidade.

Contato com a natureza é estratégia para saúde mental dos jovens

Espaço ITEC Cidadão possibilita convivência entre os alunos da UFPA.

Os jovens são uma parcela da população cada vez mais atingida pelos problemas de saúde emocional e mental. Essas questões ocorrem em vários níveis, algumas podem melhorar com atitudes simples, mas outras, de tão graves, podem levar alguém a atentar contra a própria vida. De qualquer forma, é um sofrimento que precisa de atenção. Por isso a terceira matéria do UFPA em Série apresenta uma forma diferenciada de lidar com saúde emocional realizada na UFPA: o Espaço ITEC Cidadão.

Mais conhecidos como “os bosquinhos”, a área de 16.700m² do Espaço ITEC Cidadão funciona como área de convivência entre os alunos, desde 2011. Gina Calzavara, coordenadora e idealizadora desse espaço, conta que ela ficou responsável pelos bosques, quando tinham sido revitalizados, para ser uma cantina e um palco, mas ninguém queria usá-los. Hoje, a área conta com bolsistas e voluntários que atuam na administração e manutenção do Espaço.

Contatos - Por meio de doações de materiais e mobiliários, Gina conseguiu montar um espaço de convivência agradável e em contato direto com a natureza, o que atrai muitos estudantes.

A coordenadora dos bosques sustentáveis considera que uma das coisas que ajudam os estudantes é o contato com a natureza. Muitos desses jovens cresceram em áreas urbanas, com poucos espaços verdes, além de alguns não terem o hábito de reparar em ambientes naturais.

Os bosques são ocupados por espaços voltados para atividades específicas e permitem a interação com a natureza, como o Espaço do Silêncio, a Área de Convívio no Pomar e a Horta Convivência. Além disso, os alunos são bem-vindos para promover atividades no Espaço, como oficinas. Algumas já realizadas foram as oficinas de quadro vivo e de terrário. Gina considera que o contato com a natureza é fundamental para o bem-estar. Como ela diz, “se conectar com a natureza é um investimento em saúde mental. ”

Saúde emocional dos estudantes - No entanto muitos dos alunos que frequentavam os bosques apresentavam problemas emocionais, perceptíveis até para leigos. Alguns estavam em sofrimento ou isolados, e aquela situação não podia ser ignorada.

Em setembro de 2014, foi realizada uma ação de convivência interativa nos bosques, com o objetivo de chamar atenção para o Setembro Amarelo, que é uma campanha de conscientização para a prevenção do suicídio, reunindo 368 pessoas.

O evento e a convivência com os estudantes mostraram que essas ocorrências mereciam mais atenção. Por isso, em novembro de 2014, Gina formalizou um pedido para a Reitoria da Universidade, administrada, na época, pelo professor Carlos Maneschy, sugerindo ações com o objetivo de tratar e prevenir problemas de saúde mental e emocional.

Uma das solicitações foi a capacitação de profissionais da UFPA, não apenas os das áreas de saúde e psicologia, mas também os da comunidade em geral, para que todos saibam a importância da saúde emocional e mental e, com isso, consigam proceder da melhor forma ao presenciar algum transtorno emocional.

Serviços - O Espaço ITEC Cidadão reconhece o mérito do trabalho oferecido pelo Serviço de Apoio Psicossocial aos Discentes (SAPS). O projeto foi criado para atender os discentes da UFPA, buscando seu bem-estar físico e psicossocial. Os estudantes podem ser encaminhados pela Universidade ou ir por iniciativa própria, quando julgarem necessário. O SAPS conta com uma equipe multidisciplinar que faz uma triagem inicial e uma avaliação do que o estudante precisa.

Entre os serviços oferecidos pelo SAPS, estão a grupoterapia, consulta psiquiátrica, terapia individual, de casal e familiar e atendimento pedagógico. “Quando percebemos que o aluno está em sofrimento emocional, nós tentamos ajudar conversando, indicando o SAPS, acionando a família, caso o aluno deseje, e muitos deles melhoram com a convivência nos bosques”, explica Gina.

A temática de saúde mental é importante e precisa ser debatida por todos. Gina reflete que “a vontade de morrer faz parte da natureza humana, mas é preciso buscar as coisas boas da vida, recorrer a seus laços afetivos, reconhecer que precisa de ajuda e procurá-la. Os problemas psicológicos não são apenas da família, mas da sociedade. E nós, da comunidade acadêmica, precisamos fazer mais sobre isso”.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos