Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Semana de Meio Ambiente do NUMA começa nesta sexta, 02
Início do conteúdo da página
Semana do Meio Ambiente

Semana de Meio Ambiente do NUMA começa nesta sexta, 02

Sustentabilidade ambiental em debate

  • Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2017, 16h09
  • Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2017, 13h48
  • Acessos: 17

O Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) realiza, a partir desta sexta-feira, 02, a XXVI Semana de Meio Ambiente, que este ano vem com o tema "Sustentabilidade ambiental em debate". O evento que continua no dia 05 de junho, ocorre na sede do Núcleo, em uma programação que reúne seminários, palestras, lançamento de livros e atrações culturais. A entrada é gratuita. Confira a programação completa aqui.

Conscientização - A Semana do Meio Ambiente ocorre em meio as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 05 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. A proposta é transformar o mês de junho em um período de atenção pública e de ações políticas de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Com isso, a programação da XXVI semana se inicia no dia 02, pela manhã, com a solenidade de abertura e uma ação sustentável, quando servidores e discentes do NUMA farão o plantio de 22 mudas de plantas nos arredores do Núcleo. Em seguida, os participantes poderão acompanhar duas palestras: uma sobre a inserção dos critérios socioambientais e sobre biodiversidade e regime de benefícios compartilhados.

Pelo período da tarde, a partir das 14 horas, os participantes acompanharão outras duas palestras: uma sobre a gestão social de bens comuns urbanos e outra sobre o meio ambiente no contexto da crise econômica. Logo em seguida, haverá o lançamento de dois "e-books" sobre gestão ambiental na Amazônia. Para encerrar o dia, Ilma Maria e Paulinho dos teclados serão as atrações culturais do "Carimbatuque".

Já na segunda-feira, 05, o evento retoma a partir das 9h da manhã com a palestra "Saberes Tradicionais e Meio Ambiente", seguida das palestra sobre agroecologia e tecnologias sociais e legislação e meio ambiente.

NUMA: 26 anos de história - Fundado no dia 4 de janeiro do ano de 1991, o Núcleo de Meio Ambiente possui o mais antigo curso de pós-graduação. Foi criado como um órgão de integração da Universidade Federal do Pará, com caráter multi e interdisciplinar, que tem a finalidade de promover o desenvolvimento das ciências ambientais, criando condições para execução de programas que propiciem a atuação articulada das unidades de pesquisa, ensino e extensão.

Texto e arte: Fábia Sepeda - Núcleo de Meio Ambiente da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página