Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Minuta do PLS
Início do conteúdo da página

Minuta do PLS

Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2017, 18h58 | Última atualização em Quarta, 24 de Maio de 2017, 12h41

Nesta seção são destacados os principais itens presentes na Minuta do Plano de Logística Sustentável da Universidade Federal do Pará.

 

Por ser uma ferramenta de planejamento e gestão, o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) apresenta objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação, que permite estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos. 

O objetivo geral do PLS é consolidar, organizar, sistematizar, aprimorar práticas já existentes, além de orientar a implantação de novas práticas de sustentabilidade e socioambientais.

Objetivos específicos:

a. Difundir uma nova cultura socioambiental, visando à inserção de critérios de sustentabilidade;
b. Fazer a melhoria contínua do Plano Geral de Gerenciamento de Resíduos (PGGR) da UFPA, já implementado;
c. Minimizar a geração de resíduos e maximizar sua recuperação;
d. Mobilizar a comunidade universitária para que participe de práticas educativas com base no princípio dos 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar);
e. Reduzir a fonte geradora de resíduos (Unidades Acadêmicas e Administrativas), e implementar medidas para sua reutilização no local de origem ou em outros setores;
f. Definir medidas de gestão a serem adotadas na destinação final dos resíduos;
g. Sensibilizar a comunidade universitária quanto o uso racional de recursos hídricos e redução do consumo;
h. Aumentar a eficiência no tratamento dos afluentes;
i. Otimizar a estação de tratamento de água;
j. Promover campanha de conscientização para redução do consumo de energia elétrica;
k. Implementar um sistema de gestão e eficiência energética;
l. Inventariar material de consumo e identificar produtos passíveis de substituição por similares de menor impacto ambiental, considerando viabilidade econômica e finalística;
m. Adotar procedimento que garantam compras e contratações sustentáveis;
n. Adotar medidas de redução de gastos e de emissões de substâncias poluentes;
o. Adotar Práticas de sustentabilidade nas contratações dos serviços de vigilância;
p. Divulgar no âmbito da UFPA campanhas de informação de práticas sustentáveis com o intuito de promover a conscientização dos colaboradores e da comunidade universitária;
q. Potencializar os meios de comunicação disponíveis na UFPA para o processo de conscientização da comunidade universitária sobre sustentabilidade e preservação ambiental;
r. Promover a saúde, prevenir doenças e contribuir para a melhora da qualidade de vida no ambiente de trabalho;
s. Promover um conjunto de ações e vivências destinadas ao servidor, familiares e comunidade universitária de modo a oportunizar atividades múltiplas, salutares, bem-estar físico e mental;
t. Contribuir para promoção da segurança no trabalho e saúde biopsicossocial e qualidade de vida do servidor e familiares por meio de ações preventivas e educativas.

 

Implementação e responsabilidades

A organização, gestão e orientação do processo de elaboração, implementação, monitoramento e avaliação cabe a PROPLAN. A elaboração do Plano de Logística Sustentável, gestão, monitoramento do seu cumprimento e a avaliação sistemática de seus resultados cabe a Comissão Gestora. A implementação cabe diretamente a todas as unidades envolvidas no Plano de Ação e indiretamente a toda a comunidade universitária.

 

Metodologia

Utilizou-se como referência metodológica na construção do PLS, o Balanced Scorecard (BSC), metodologia já utilizada na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA, por permitir que a operacionalização da estratégia ocorra por iniciativas, entendida como o conjunto de ações que sustentam as metas estratégicas, por permitir quantificar seus objetivos estratégicos por meio de indicadores e metas.

 

 Avaliação

O PLS terá seus resultados acompanhados, avaliados e publicados semestralmente, divulgados nos meios de comunicação disponíveis na UFPA a fim de dar amplo conhecimento a toda comunidade universitária e sociedade, de forma a influenciar a mudança na cultura organizacional, de forma a estimular que a sustentabilidade, venha a ser um valor, não somente institucional e também uma pratica cotidiana.

No processo de monitoramento, como etapa do processo de avaliação dos resultados, será utilizado:  coleta de dados;  acompanhamento das metas e indicadores; orientação aos responsáveis pelos planos de ação para apresentação de resultados e desenvolvimento de projetos/ações.

Ao final de cada ano será elaborado relatório de acompanhamento do PLS, de forma a evidenciar o desempenho de cada unidade, contendo: consolidação dos resultados alcançados; e identificação das ações a serem desenvolvidas ou modificadas para o ano subseqüente.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página