Página inicial > Últimas Notícias > Evento reúne catadores para discutir sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém
Sustentabilidade

• Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2017, 16h38
  • Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2017, 13h48

O Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade (Gemas), da Faculdade de Ciências Econômicas (Facecon) da UFPA promoverá o I Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém: Diálogo com os Catadores. O evento ocorre das 8h às 13h desta quarta-feira, 07, no auditório B do Instituto de Ciências da Educação (ICED). O evento, que vale quatro horas de carga horária, visa divulgar e fomentar experiências sustentáveis na região. A inscrição é gratuita e pode ser realizada por e-mail ou na hora do evento.

Para se inscrever com antecedência, é necessário enviar um e-mail com o nome completo para o endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. A seguir, a organização do evento responderá com o link de inscrição, pedindo o nome, o email e a instituição.

Programação - A partir das 7h30, será realizado recepção e credenciamento dos participantes. Às 8h, o evento começa oficialmente, com uma mesa de abertura composta pelo Reitor da UFPA, professor doutor Emmanuel Tourinho; pelo prefeito do Campus, professor Eliomar Azevedo; pelas professoras doutoras Vanusa Santos, coordenadora do Gemas, e Maria Ludetana Araújo, do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM/ICED); e pela representante nacional do movimento dos catadores, Maria Trindade.

Programação - Depois, das 8h30 às 13h, serão contados relatos de experiências com a pró-reitora de Planejamento, Raquel Borges; a representante da prefeitura da Cidade Universitária/CSSS, Lucia Almeida; a professora Mônica Nascimento, da “Experiência da UFRA – Projeto: A prática da Educação Ambiental no Ensino Público de 1º ao 5º ano no bairro da Terra Firme”; e o professor doutor Thomas Mitschein, coordenador do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento: Inserção de Catadores. O diálogo também contará com projetos, cooperativas e associações importantes para o tema. Então, com encaminhamentos gerais para formar um sistema integrado de Coleta Seletiva entre órgãos públicos federais, o seminário será encerrado.

Objetivo - O evento busca, além do estímulo à sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém, a criação de uma rede de comunicação entre as instituições e associações presentes no evento. Deste modo, o seminário também visa estimular a implantação da coleta seletiva solidária em órgãos federais para, assim, divulgar experiências sustentáveis. Entre essas metas, Gabriel Moia, bolsista PIBEX e estudante-pesquisador do GEMAS, afirma que “o objetivo primordial é montar um sistema integrado, envolvendo todos os agentes para discutir e solucionar os problemas que envolvem os resíduos sólidos e os catadores.”

Importância - Para Gabriel, a importância do seminário está em provocar esta discussão sobre uma temática de fundamental importância, pois as questões do meio ambiente, sustentabilidade, resíduos sólidos, estão presentes na vida de todos e em especial dos catadores. Além disso, o evento é importante por “difundir o conhecimento sobre a gestão dos resíduos sólidos que ocorrem na Região Metropolitana de Belém e como os catadores estão envolvidos pelo tema, e principalmente, o que os agentes dentro da Universidade estão realizando por esse tema”, afirma o estudante-pesquisador do Gemas.

Gemas - O Grupo de Estudo do Meio Ambiente e Sustentabilidade, coordenado pela professora doutora Vanusa Santos, foi criado a partir de projetos de pesquisa e extensão da Facecon sobre os resíduos sólidos e os catadores. Os projetos visam trazer alternativas de empregos e renda para os catadores de Belém. Por isso, o objetivo geral do Gemas é discutir estas questões relacionadas ao meio ambiente, sustentabilidade, economia solidária e os resíduos sólidos, na Região Metropolitana de Belém, em busca de alternativas de geração de emprego e renda para os catadores.

Expectativas - “Contribuir para o desenvolvimento social e econômico dos catadores, para que sejam realizados compromissos acerca do tema, e que todos possam montar um debate saudável com mais clareza sobre a importância do trabalho sobre os catadores”. Segundo Gabriel, essa é a maior expectativa para o I Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém: Diálogo com os Catadores. Para ele, toda a comunidade acadêmica que se interesse pelo tema será bem vinda.

Serviço:
Data e Hora: 7 de junho de 2017, das 7h30 às 13h
Local: Auditório B do Instituto de Ciências da Educação (ICED)

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA

registrado em: