Campus Soure realiza mesa redonda na Semana de Meio Ambiente
Evento trata dos problemas ambientais de Soure.
Problemas ambientais, legislação sobre meio ambiente, poluição sonora e preservação da fauna e da flora foram temas abordados na mesa-redonda, que ocorreu no Campus Universitário da UFPA-Marajó Soure, no dia 08 de junho, quinta-feira. O evento teve como tema: “Diálogos, reflexões e propostas para principais problemas ambientais de Soure”.
A mesa-redonda contou com a participação da secretária de meio-ambiente de Soure, Dirlene Silva; do delegado Lucas Santos, do gestor chefe da Resex Marinha de Soure – ICMBIO, Andrei Cardoso e da diretora da faculdade de biologia, Cinthya Bulhões.
Mais de 40 estudantes participaram do evento que revelou problemas comuns no município de Soure como: resíduos sólidos nas ruas, criação de animais em áreas urbanas, terrenos mal cuidados, pesca ilegal e poluição sonora. Os acadêmicos também tiveram a oportunidade de conhecer as leis que tratam dos crimes ambientais, bem como conhecer o papel de órgãos públicos que preservam a flora e fauna na região do Marajó.
Para Andrei Cardoso, a mesa-redonda na UFPA teve um papel especial: “Esse evento ajuda na formação complementar dos estudantes. São temáticas que estão ligadas a profissão, mas principalmente na formação do cidadão”.
A mesa-redonda fez parte da programação da Semana de Meio Ambiente da Prefeitura de Soure. Dirlene Silva elencou as atividades realizadas pelo órgão público: “A programação foi vasta, tivemos o primeiro EcoBicke, palestras nas escolas, realização de cine ambiental, caminhada ecológica e o encerramento com a mesa-redonda, onde tivemos a oportunidade de fazer uma reflexão e diálogo com os alunos”, declarou a secretária de meio-ambiente.
Segundo a direção da Faculdade de Biologia, outras palestras e mesas-redondas devem ser realizadas para os estudantes do Campus Soure para promover o conhecimento em meio ambiente e outras áreas.
Texto e fotos: Giovane Silva – ASCOM – Campus Soure
Redes Sociais