Página inicial > Últimas Notícias > Semana de Meio Ambiente do NUMA começa nesta sexta, 02
Semana do Meio Ambiente

Semana de Meio Ambiente do NUMA começa nesta sexta, 02

Sustentabilidade ambiental em debate

• Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2017, 16h09
  • Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2017, 13h48
  • Acessos: 1134

O Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) realiza, a partir desta sexta-feira, 02, a XXVI Semana de Meio Ambiente, que este ano vem com o tema "Sustentabilidade ambiental em debate". O evento que continua no dia 05 de junho, ocorre na sede do Núcleo, em uma programação que reúne seminários, palestras, lançamento de livros e atrações culturais. A entrada é gratuita. Confira a programação completa aqui.

Conscientização - A Semana do Meio Ambiente ocorre em meio as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 05 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. A proposta é transformar o mês de junho em um período de atenção pública e de ações políticas de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Com isso, a programação da XXVI semana se inicia no dia 02, pela manhã, com a solenidade de abertura e uma ação sustentável, quando servidores e discentes do NUMA farão o plantio de 22 mudas de plantas nos arredores do Núcleo. Em seguida, os participantes poderão acompanhar duas palestras: uma sobre a inserção dos critérios socioambientais e sobre biodiversidade e regime de benefícios compartilhados.

Pelo período da tarde, a partir das 14 horas, os participantes acompanharão outras duas palestras: uma sobre a gestão social de bens comuns urbanos e outra sobre o meio ambiente no contexto da crise econômica. Logo em seguida, haverá o lançamento de dois "e-books" sobre gestão ambiental na Amazônia. Para encerrar o dia, Ilma Maria e Paulinho dos teclados serão as atrações culturais do "Carimbatuque".

Já na segunda-feira, 05, o evento retoma a partir das 9h da manhã com a palestra "Saberes Tradicionais e Meio Ambiente", seguida das palestra sobre agroecologia e tecnologias sociais e legislação e meio ambiente.

NUMA: 26 anos de história - Fundado no dia 4 de janeiro do ano de 1991, o Núcleo de Meio Ambiente possui o mais antigo curso de pós-graduação. Foi criado como um órgão de integração da Universidade Federal do Pará, com caráter multi e interdisciplinar, que tem a finalidade de promover o desenvolvimento das ciências ambientais, criando condições para execução de programas que propiciem a atuação articulada das unidades de pesquisa, ensino e extensão.

Texto e arte: Fábia Sepeda - Núcleo de Meio Ambiente da UFPA

registrado em: